Fernando Daniel, Marisa Liz e Rodrigo Leão vão dar música à programação de Natal do Porto, que arranca no dia 30 de novembro com a inauguração das iluminações nas ruas e prolonga-se até 6 de janeiro com múltiplas atividades.
Corpo do artigo
Em grande destaque estará, uma vez mais, a árvore de Natal gigante instalada em frente à Câmara e que todos os anos atrai muitos milhares de visitantes. Mas haverá ainda concertos nos Aliados e o Mercado de Natal a ocupar o Jardim da Cordoaria (oficialmente, Jardim de João Chagas).
As luzes natalícias vão ligar-se às 18 horas de dia 30 de novembro, num momento que inclui uma sessão de vídeo mapping na fachada dos Paços do Concelho e um espetáculo de fogo de artifício. "Para além de outras surpresas que apenas serão reveladas no próprio dia", acrescenta a Câmara. Meia hora depois, Fernando Daniel sobe ao palco dos Aliados, num concerto para o qual ninguém precisa de bilhete. O pré-aquecimento da festa, nesse mesmo dia 30, estará entregue ao Gospel Collective, que a partir das 16.30 vai entoar temas alusivos à quadra.
Pelo palco da Avenida dos Aliados passarão ainda Marisa Liz (8 de dezembro, 18 horas) e Rodrigo Leão (22 de dezembro, 18 horas). Entre os dois concertos, no dia 15, a tarde será dedicada ao espetáculo final de mais uma edição do Desporto no Bairro, programa promovido pela empresa municipal Ágora que leva quatro modalidades a empreendimentos sociais da cidade. Ace, Dealema, Deau, Keso, Rato54 estarão entre os convidados de uma sessão com coordenação de Maze. "Todos os grandes espetáculos terão acompanhamento de Língua Gestual Portuguesa, tornando o programa de Natal ainda mais inclusivo e acessível a todos", especifica a Câmara.
MAIS RUAS ILUMINADAS
"As luzes continuam a ser um dos grandes atrativos desta época do ano. Mais uma vez, a Árvore de Natal ficará instalada à frente da Câmara do Porto, em plena Praça do General Humberto Delgado, e conta, neste ano, com um design renovado e com uma amplitude mais tridimensional. A ligação das luzes da época está agendada para as 18 horas de 30 de novembro, e irá estender-se por um perímetro de 94 arruamentos", sublinha a autarquia, relembrando que as iluminações resultam "de uma parceria e do contrato celebrado entre a Câmara do Porto e a Associação dos Comerciantes do Porto".
Até 6 de janeiro, a iluminação funcionará de domingo a quinta-feira, das 17.30 às 23 horas. Às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado, as luzes (98% com tecnologia LED de alta eficiência) estarão ligadas até às 24 horas.
PISTA DE GELO E CARROSSEL PARISIENSE
O Jardim de João Chagas (Cordoaria) e o Largo do Amor de Perdição serão, neste ano, o ponto de encontro das famílias. O Mercado de Natal, com artesãos e comerciantes, estará aberto de segunda-feira a domingo, até 23 de dezembro. Ali estarão, também, "a Tenda de Natal que acolherá espetáculos de música, dança, teatro e novo circo, entre muitos outros; e a Tenda de Cristal, que contará com dezenas de oficinas para os mais novos, num encontro com os objetos tradicionais da época".
A Pista de Gelo Natural e o Carrossel Parisiense (apenas para menores de 10 anos) são outras atrações. "O acesso a estes equipamentos é livre, mas é necessário o levantamento de bilhete junto aos diferentes locais", alerta a autarquia.