Fernando Peres, antigo tricampeão de Portugal de Ralis, conquistou finalmente a vitória no Guarda Racing Days, após duas participações anteriores. A prova, organizada pela Câmara Municipal da Guarda e pelo Clube Escape Livre no passado fim de semana, reuniu mais de 20 carros de quatro categorias diferentes.
Corpo do artigo
O evento na Guarda foi marcado por emoção e adrenalina, com milhares de espetadores a assistir à luta dos pilotos pelo troféu num traçado misto, com 60% de asfalto e 40% de terra, que incluía um salto.
Patrocinada por Bridgestone, First Stop e BP Ultimate, a prova contou com a presença de diversas equipas, incluindo a Peres Competições com o Mitsubishi Lancer Evo IX, de Fernando Peres, a 767 PRK Sport Rally Team, com o Ford Ranger T1 de José Rogeira e o kartcross de Alexandre Borges. Destaque para Duarte Vaz, o piloto mais jovem, com 10 anos, a pilotar um SSV Polaris 570.
Após os treinos livres, o Clube Escape Livre organizou um desafio num simulador do circuito Red Bull Ring. Samuel Rocha venceu, seguido por Francisco Carvalho Jr e Dinis Rogeira, num pódio que antecedeu as corridas reais.
No último dia, o "warm up" viu Alexandre Borges fora de prova devido a um problema de motor no seu kartcross. Nas mangas de qualificação, Fernando Peres impôs-se, mostrando ambição pela vitória. Na primeira manga, Peres liderou, seguido por Bruno Oliveira e Francisco Carvalho.
As classificações por categoria foram definidas antes das meias-finais. Fernando Peres venceu a Categoria A, José Rogeira a Categoria B, Bruno Oliveira a Categoria C e Sérgio Vaz a Categoria D. Daniela Lopes foi a melhor concorrente feminina.
Destaque para a vitória no duelo de ex-secretários de Estado do Desporto, que verteu a favor de Emídio Guerreiro, ao volante de um SSV, face a Hermínio Loureiro, no Peugeot 206, e para o facto do jovem Duarte Vaz que, apesar dos seus 10 anos conseguiu evitar ficar na última posição.
As meias-finais foram disputadas. Fernando Peres enfrentou Sérgio Vaz, e Bruno Oliveira superou José Rogeira.
Vitória de Peres
Na final, Bruno Oliveira teve problemas mecânicos no seu Kamikaze e ficou imobilizado na pista devido a um semieixo partido, abandonando a prova. Fernando Peres realizou então a final sozinho e, apesar de não ter batido o recorde da pista devido a dois erros, garantiu a vitória na sua classe e à geral, sendo aplaudido pelos muitos espetadores presentes.
Fernando Peres expressou satisfação com a vitória, afirmando: "foram três participações onde na primeira fui forçado a abandonar com um problema de motor, na segunda fiquei na segunda posição atrás do Alexandre Borges e, agora, finalmente a vitória numa prova que adoro!".
O tricampeão de ralis elogiou o evento, destacando a sua singularidade e as condições de segurança, e expressou o desejo de regressar no próximo ano, apelando à manutenção do Guarda Racing Days pela FPAK.
Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda, reforçou a importância de continuar com o evento e Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, acabou por confessar que “é desmotivador que os esforços e empenho quer do clube, quer da câmara quer, ainda, dos patrocinadores, encontrem dificuldades cuja superação não depende de nós e que, ano após ano, não permitam que o Guarda Racing Days alcance ainda mais visibilidade e prestígio. Vamos decidir o que fazer no futuro”.