O projeto "Zêzere Sagrado", alvo de um investimento de 430 mil euros financiado pelo Turismo de Portugal, envolveu uma série de pequenos projetos e obras em torno da espiritualidade de Ferreira do Zêzere, Santarém, e já se encontra praticamente concluído e a aguardar a respetiva inauguração. Vários dos projetos integrados na rota espiritual já podem, no entanto, ser visitados.
Corpo do artigo
A pandemia de covid-19 tem estragado os planos do pároco de Areias, Beco, Chãos, Dornes e Paio Mendes, Manuel Patto, impulsionador do projeto, que ansiava um momento que reunisse a população e as 40 paróquias que todos os anos realizam as suas romarias (círios) ao Santuário de Nossa Senhora do Pranto.
Anunciado em dezembro de 2018, o projeto "Zêzere Sagrado" recebeu financiamento do programa VALORIZAR, do Turismo de Portugal. A entidade de turismo apoiou 90% dum orçamento de 428.830 euros na valorização do turismo religioso de três localidades das freguesias de Nossa Senhora do Pranto, Bêco e Areias-Pias, com requalificação das três igrejas, Torre Pentagonal, a criação de um Museu dos Círios de Dornes e de um percurso pedestre com ligação aos Caminhos de Santiago e rotas de peregrinação a Fátima.
Leia mais em Médiotejo.net