A festa académica, nomeadamente o velório da Gata (o cortejo fúnebre sai esta sexta-feira à noite da estação ferroviária rumo ao Largo do Paço) e a imposição de insígnias dos estudantes finalistas da Universidade do Minho, obrigará a restrições à circulação de viaturas em algumas ruas de Braga.
Corpo do artigo
O velório começa às 23 horas desta sexta-feira, seguindo-se a serenata com o SINA - Grupo de Fados da Universidade do Minho, no Largo da Sé, em Braga. No sábado, a festa desperta cedo (a partir das 9 horas) com a imposição de insígnias na Palataforma das Artes, em Guimarães, e no Parque do Pópulo, em Braga. Nesse parque, será celebrada, ainda, a missa e a bênção dos finalistas às 18 horas.
A Câmara bracarense alerta que a circulação de automóveis estará condicionada e sujeita a cortes temporários, entre as 9 e as 20 horas, nas praças Conde de Agrolongo e Conselheiro Torres de Almeida durante o dia de sábado.
Entre as 19 horas do dia 13 e as 23 horas do dia 14, será proibido estacionar em toda a extensão do Largo Monte de Arcos, "incluindo nas baias de estacionamento junto à alameda do Cemitério Monte D’Arcos", e nas ruas do Areal de Baixo, D. António Bento Martins Júnior e Cândido de Sousa.
No dia 14, está interdita a circulação, entre as 12 horas e as 23 horas, nas ruas António Bento Martins Júnior, Prof. Dr. Elísio de Moura, D. Pedro V e de S. Vítor, Largo da Senhora a Branca, Avenida Central e Rua dos Chãos por causa do cortejo académico.