Sábado e domingo haverá venda de pão e animação no Jardim Henriqueta Maia, em Ílhavo.
Corpo do artigo
A Festa do Pão de Vale de Ílhavo decorre amanhã (dia 29) e domingo (30), no Jardim Henriqueta Maia, no centro da cidade ilhavense. Haverá pão tradicional cozido em forno a lenha e muita animação. Pela primeira vez, dois municípios são convidados a juntarem-se à festa para darem a conhecer os seus produtos: de Albergaria-a-Velha chega outro pão tradicional e, da Guarda, queijos e enchidos típicos.
Ao longo dos dois dias, a partir das 14.30 horas, as padeiras de Vale de Ílhavo estarão a vender pão e folar. A associação Os Baldas e os Cardadores, figuras míticas de Vale de Ílhavo, irão garantir o serviço de bar, apresentando pão com chouriço ou bacalhau.
No sábado haverá uma sessão de sohwcooking sobre “Tapas” com Bárbara Pereira, concorrente do programa de televisão “Masterchef” e proprietária da pastelaria “Junes”, em Ílhavo. No domingo é a vez de Filomena Grave, conhecida como Dona Mena (nome do seu restaurante em Vale de Ílhavo) mostrar ao vivo os seus dotes culinários.
O recinto vai estar animado. No sábado, às 16 e às 18 horas, Mr. Milk traz o espetáculo de animação itinerante a “Família Cómica – Personagens do Povo” e, no domingo, há “Gaitas Sirigaitas” (sessões de música itinerante às 16 e às 18 horas) e estátuas vivas (performance entre as 14.30 e as 17.30 horas). Os Cardadores chegam no domingo, pelas 15 horas.
No domingo de manhã está programada uma visita interpretativa a Vale de Ílhavo para quem quiser conhecer de perto o património do local, recentemente incluído na rede “Aldeias de Portugal”.
Nos dois dias, entre as 14.30 e as 18 horas, decorre a feira de venda de produtos usados “Porta da Bagageira”. A festa encerra com a atuação do Rancho da Casa do Povo de Ílhavo, às 18 horas.