A realização da festas do concelho da Maia, em honra de Nossa Senhora do Bom Despacho, vai fechar ao trânsito cinco artérias do centro da cidade. A proibição começa nesta sexta-feira e prolonga-se até segunda, incidindo no período entre as 20 horas e as duas da manhã. Nem os moradores estão autorizados a passar.
Corpo do artigo
Em causa estão a Avenida Visconde Barreiros, a Travessa Padre António, a Rua António Gomes Soares Pereira, a Rua Santa Casa da Misericórdia e a Rua Nossa Senhora Bom Despacho. Durante quatro dias, estarão intransitáveis das 20 horas às 2 da manhã. A interdição abrange o acesso de moradores, que terão de estacionar o carro, gratuitamente, no Parque Nossa Senhora da Maia, mediante uma credencial que tem de ser obtida na Junta de Freguesia. O parque estará aberto exclusivamente para os moradores.
A proibição de acesso a garagens está a gerar muitas críticas de residentes nas redes sociais, designadamente em grupos ligados ao concelho.
As festas de Nossa Senhora do Bom Despacho começaram a 30 de junho, mas é neste fim de semana que têm a programação mais forte, com a procissão a sair à rua às 16 horas de domingo. Nesse dia, às 10.30, celebra-se uma missa campal e, às 15, a Banda Marcial de Gueifães e a Banda Marcial de Moreira da Maia dão música aos visitantes. À noite, pelas 22 horas, sobe ao palco Ivandro.
Na noite desta sexta-feira, às 22 horas, há um concerto de Plutónio. No sábado, às 21 horas, atuam a Banda Marcial de Fajões e a Banda Marcial de Gueifães. Seguem-se Paulo Baixinho e Banda (22 horas), Nuno Ribeiro (23 horas) e um espetáculo piromusical (24 horas).
O programa de segunda-feira começa com mais uma missa campal (11 horas) e inclui atuações das bandas de Moreira da Maia e de Vila Boa de Quires (21 horas) e de Diogo Piçarra (22 horas). As festas encerram com um espetáculo piromusical à meia-noite.