
Cidade engalanada para o regresso da festa
Rui Manuel Fonseca / Global Imagens
A romaria de Nossa Senhora d'Agonia, em Viana do Castelo, regressa a partir desta quarta-feira com programa integral e reforçado com mais um dia, após dois anos de pandemia. A expectativa do Município é que, até domingo, se viva uma das maiores enchentes de sempre, superando "o milhão de pessoas" registado nas últimas edições até 2019.
"Há uma ansiedade muito grande de voltar a viver as festas", afirma o presidente da Câmara de Viana, Luís Nobre, referindo que "conscientes do aumento do número de visitantes que certamente vai acontecer", foi criado um dispositivo especial "de prevenção, proteção e socorro" no centro da cidade, com meios dos bombeiros sapadores e voluntários, INEM, PSP, Cruz Vermelha e Polícia Marítima. Foram também criados mais 1700 lugares de estacionamento provisórios na periferia, além dos 4000 existentes.
Gigantones e cabeçudos
Uma alvorada às 8.30 horas desta quarta-feira iniciará os festejos, e seguem-se concertos musicais e a primeira revista de gigantones e cabeçudos na Praça da República (ao meio-dia).
À tarde haverá arruadas de concertinas (a partir das 15 horas) e à noite (22 horas) um encontro de tocadores e cantadores à desgarrada na Praça da Liberdade. O Desfile da Mordomia que costuma abrir a festa, realiza-se quinta-feira à tarde.
O terrado do Campo d"Agonia está lotado de carrosséis, barracas de diversões, artesanato e comes e bebes e as ruas enfeitadas com mais 600 mil luzes e decorações alusivas a Viana (muitos corações).

