Festa das Latas de Coimbra com cartaz totalmente nacional e foco na crise da habitação
A Festa das Latas e Imposição das Insígnias, festa de receção ao caloiro de Coimbra, inicia na madrugada de quarta-feira com a habitual Serenata. A parte reivindicativa da festa vai incidir no tema da habitação, enquanto na Praça da Canção o cartaz das cinco noites será totalmente nacional.
Corpo do artigo
"Iremos focar a nossa intervenção política na Festa das Latas no tema da habitação. É um tema que continuará presente na nossa agenda", aponta o presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra. O dirigente associativo lembra que 70% dos estudantes da cidade são deslocados e tem sido cada vez mais difícil conseguir alojamento.
"Está constantemente a aumentar. Neste momento é praticamente impossível encontrar um quarto abaixo dos 250 euros sem despesas. Quando se encontra é em situações ou contratos precários", revela João Pedro Caseiro.
A grande mensagem de contestação dos estudantes será no Cortejo de 8 de outubro, dia em que os novos alunos desfilam pela cidade e serão batizados no rio Mondego.
Cartaz totalmente nacional
Depois da Serenata, a ter lugar no Largo da Sé Nova, seguem-se cinco noites de festa na Praça da Canção, este ano com o cartaz a ser totalmente composto por artistas nacionais.
Van Zee e Richie Campbell sobem ao palco a 4 de outubro (quarta-feira), sendo que, no dia seguinte, é a vez de Ivandro e Plutónio. A 6 de outubro atuam Bárbara Tinoco e Julinho KSD, no dia 7 (sábado) é a vez dos Alcool Club e Ornatos Violeta. A festa termina a 8 de outubro, com as atuações de Pedro Mafama, Miguel Bravo e Quim Barreiros.