Festa das Latas: estudantes de Coimbra festejam sem esconder preocupações
A crise na habitação e a falta de oportunidades dignas de carreira para os recém-diplomados foram os dois grandes temas da contestação dos estudantes de Coimbra no Cortejo da Festa das Latas, que este domingo saiu às ruas da cidade. Apesar das preocupações, o momento foi de festa, sobretudo para os novos alunos.
Corpo do artigo
"Muitos dos novos diplomados têm de emigrar para ter oportunidades de carreira e salários dignos, então desfilamos com um bilhete de avião para simbolizar esta realidade. Em relação à habitação, temos cerca de 70% dos estudantes deslocados, e com os preços das rendas, a pouca oferta pública e o aumento do custo de vida, os estudantes estão cada vez mais em perigo", salienta o presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra, João Pedro Caseiro.
As preocupações dos estudantes, evidentes ao longo do cortejo, não impediram a euforia pelas ruas da cidade, sobretudo pelos novos membros da Academia. Como é o caso de Iara Fernandes, que veio de Boticas para estudar em Ciências da Educação. "Estes primeiros dias estão a ser incríveis e a minha madrinha está a inserir-me muito bem no espírito. Acho que os próximos anos vão ser muito bons", considera. Luís Lopes é de Guimarães e está em Coimbra há poucas semanas. "Não tenho dúvidas que serão os melhores anos da minha vida", aponta o estudante de Geografia.