
Autarquia vai investir cerca de 400 mil euros no evento
DR
Mirandela vai viver 11 dias de festa, com dois palcos, 39 concertos, 23 eventos religiosos, 11 eventos desportivos, marcha luminosa, noite dos bombos e espetáculo pirotécnico. A romaria, em honra de Nossa Senhora do Amparo, decorre entre esta quinta-feira (25 de julho) e 4 de agosto.
Corpo do artigo
Carolina Deslandes, Wet Bed Gang, Dino d'Santiago e Mizzy Miles são alguns dos nomes avançados para a festa que arranca esta noite com um concerto de FF, acompanhado pela orquestra da Escola Profissional de Arte de Mirandela (ESPROARTE).
A festa vai ter um novo modelo organizacional deixando de estar em exclusivo a cargo da Confraria de Nossa Senhora do Amparo. A nova gestão inclui o Município, a Junta de Freguesia de Mirandela e a Confraria.
Outra das novidades, tem a ver com o coração da festa que regressa à área envolvente do Santuário de Nossa Senhora do Amparo, “com a instalação de uma frente de palco com cerca de 20 metros e uma zona de bares e restauração, garantindo aos seus utilizadores um maior nível de conforto e melhores condições de salubridade e segurança”, refere Vítor Correia, vereador da Câmara de Mirandela.
A utilização deste espaço, “converte ainda as Festas de Mirandela num evento mais inclusivo, no que diz respeito à acessibilidade por parte de pessoas com mobilidade reduzida”, acrescenta.
Ainda segundo Vítor Correia, a nova disposição das Festas permitirá igualmente uma utilização em pleno e em segurança da praia fluvial Arq. Albino Mendo, galardoada novamente, este ano, com as bandeiras Azul, Qualidade de Ouro e Acessibilidade Para Todos. “A promoção de melhores condições de segurança e higiene e a redução de custos com a manutenção e preservação de grande parte do relvado do parque Dr. José Gama, antiga zona de concertos e de esplanadas, foram factores determinantes para a tomada desta decisão conjunta entre os organizadores, proteção civil e forças de segurança”, refere.
O investimento ronda os 400 mil euros e Vítor Correia considera que as Festas de Mirandela “traduzem-se numa forma de potencialização da economia local, com impactos diretos no setor turístico, na restauração e na hotelaria, bem como no reforço da notoriedade e afirmação de Mirandela como marca territorial a nível nacional”.
O vereador da autarquia dá conta de outras duas atividades que continuarão a ser das principais referências da festa: “Com mais de 60 anos cumpridos de tradição, a aguardada Noite dos Bombos volta a unir gerações e invocar memórias a 2 de agosto”.
Para a noite de 3 de agosto, “as margens citadinas e as águas do rio Tua iluminam-se com um espetáculo piromusical, uma mescla da arte milenar da pirotecnia em sincronia com vários temas musicais”, conclui.
