Decorre até este domingo, na Exponor, em Matosinhos a 21ª edição da Auto Clássicos, uma mostra de carros antigos a que se junta, este ano, Exclusive Top Cars. Em paralelo, a Motor Show junta pilotos portugueses e espanhóis.
Corpo do artigo
“Isto não é o Aston Martin daquele filme?”, questionava, ontem, um jovem, deslumbrado perante um DB5, de aspeto imaculado, que reluzia na Exponor, na 21ª Edição da Auto Clássico. A mostra reúne centenas de automóveis (clássicos e contemporâneos), motos, peças e muita memorabilia e, além disso, tem a decorrer em simultâneo a Motorshow, que junta pilotos portugueses e espanhóis, e a Exclusive Top Cars.
Começando por esta, destaque para a exposição das sete gerações do Porsche 911 Turbo, que assinalam os 50 anos da icónica versão, numa iniciativa do Porsche Club de Portugal. E é noutro espaço do Clube que poderão ser vistos dois 356, incluindo uma versão de competição, um 911 Cup e um GT3 Touring.
No mesmo pavilhão, um Mercedes SLR McLaren, que era do piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso, um AMG GT Black Series e um AMG GT R Pro (do qual foram produzidas apenas 750 unidades) brilha no stand da Soc. Comercial Santos.
E, a dois passos de distância, a Ferrari, a Bentley, a Maserati e a Aston Martin onde, a par do DB5 e do DBX reluz uma rara Aston Martin Brough Superior AMB 001 PRO, uma moto vendida a apenas a clientes AM.
Dos carros de centenas de milhares de euros, passamos para uma pacata réplica elétrica do Citroën Mehari, que pode ser conduzida a partir dos 16 anos. De fabrico francês, é comercializado pela Drive Car Restauration, uma empresa da Maia, que também se dedica ao restauro automóvel. Custa cerca de 30 mil euros.
Destaque, ainda, para os 30 modelos que assinalam os 125 anos da Fiat. Do icónico 131 Abarth, ao mal amado Multipla.
Os 100 anos da MG, os 60 do Ford Mustang e os 50 da Volvo e do VW Golf são lembrados com diversos modelos.
Tiago Monteiro será um dos pilotos presentes na Motor Show. Ontem, mostrou o carro com que o filho, Noah Monteiro, vai correr na F4.
As portas abrem às 10 horas, encerrando às 20. A entrada custa 14 euros e dá acesso a todos os eventos da exposição. Os visitante em carros clássicos (mais de 30 anos) pagam 10 euros.