Mais de 1300 jovens futebolistas de ambos os sexos, com idades entre os 6 e os 18 anos, em representação de 78 equipas de 30 clubes, jogam desde este sábado até segunda-feira, e depois no fim-de-semana de 15 e 16 de junho, a IX edição do Beja Cup.
Corpo do artigo
A organização do Clube Desportivo de Beja junta equipas dos escalões de formação, de diversas partes do país, sendo de destacar a presença, pela primeira vez, de uma equipa estrangeira, a Escuela Internacional Hispanolusa, de Badajoz, e a Juventude Desportiva Lagense, da Ilha Terceira, Açores.
A equipa açoriana chegou a Beja na quinta-feira à noite e as mais de quarenta pessoas que acompanham a equipa estão maravilhadas com a cidade e o torneio, situação que se repete com os espanhóis, que apesar de estarem a cerca de 170 quilômetros da cidade alentejana, nunca a tinham visitado.
Para além dos jogadores, cerca de 4 mil pessoas, na esmagadora maioria familiares dos jovens desportistas, rumam à cidade de Beja, para assistirem aos 147 jogos que se disputam nos três campos do Complexo Desportivo Municipal e no campo de Penedo Gordo, aldeia localizada cinco quilómetros de Beja.
Nos espaços desportivos, a organização montou todas as estruturas de apoio, desde bar, restaurante, serviços de apoio médico e também um espaço musical. O Regimento de Infantaria 1 e o Instituto Politécnico de Beja apoiam a organização com a cedência de dormidas e as refeições.
Os jogos do torneio são dirigidos por um grupo de 22 árbitros do Conselho de Arbitragem de Beja.