Todos os caminhos vão dar à Maia. A partir desta sexta-feira, arranca a Romaria de Nossa Senhora do Bom Despacho, em paralelo com a 26ª edição da Feira de Artesanato, que decorre no Parque Central. Já no sábado, tem início a XVIII Feira do Livro, na Praça do Fórum da Maia.
Corpo do artigo
Depois de um S. Pedro, na Afurada, em Gaia, que não correu como o esperado, os vendedores acalentam a esperança que a festa de Nossa Senhora do Bom Despacho sirva para melhorar os negócios. Mas quem estava habituado a ter os carrosséis como vizinhos, junto ao palco do Jardim das Pirâmides e do acesso à Via Norte, teme que a mudança para a Quinta da Boa Vista possa "roubar" clientes.
A preocupação foi partilhada ao JN, esta quinta-feira, por Joana Anunciação, 25 anos, com a rulote das Farturas Soraia com vistas privilegiadas para o palco. "Esta festa corre sempre bem, com muita gente. Embora neste ano tenhamos ficado sem os carrosséis aqui à beira, foram levados lá para cima", desabafou.
A mudança, de acordo, com fonte da Câmara da Maia, ficou a dever-se ao facto de no espaço onde antes ficavam os carrosséis, "um terreno de um privado, estarem agora a ser construídos prédios, que impossibilitam a permanência dos divertimentos".
A solução passou, então, pela colocação dos carrosséis na Quinta da Boa Vista/Fundação Gramaxo, que tem uma das entradas junto ao Santuário da Nossa Senhora do Bom Despacho". "Não havia outra alternativa", sublinhou a mesma fonte.
Chegada da festa do S. Pedro da Afurada bastante desanimada, Olga Maia, residente no Município, acredita que "a santa da casa" lhe trará "melhor sorte". Com os mesmos preços do ano passado, a banca de Olga já estará aberta esta sexta-feira. "Os bolinhos de amor estão a 14 euros o quilo, o doce Teixeira a cinco, as regueifas e fogaças a cinco e os caladinhos a um euro e meio cada um", detalhou, confiante que, como é da terra, os "clientes habituais aparecerão". A vendedora não tem dúvidas em apontar os "dias fortes" da festa: "o do concerto de Quim Barreiros (dia 11), o da procissão (dia 14, às 16 horas) e o do fogo de artifício (dia 15, à meia-noite).
Do cartaz destacam-se ainda os concerto de Rui Porto e a sua banda (dia 10), UHF (dia 12), Aurea (dia 13), LOn3r Johny (dia 14) e Fernando Daniel (dia 15).
Também Paulo Batista, de 52 anos, de Gaia, está confiante que o negócio das caipirinhas [copo pequeno a 3euros e copo grande a 7] "vai correr bem". Debaixo de um calor de 30 graus, ao meio-dia desta quinta-feira, o comerciante, que andava a montar a banca, ressalvou que na Romaria de Nossa Senhora do Bom Despacho "trabalha-se sempre bem".