
Foto: José Frade
As Festas de Lisboa, que têm Santo António como padroeiro, começam dia 30 de maio, com a apresentação das marchas populares, e decorrem até ao final do mês de junho, com concertos dos D.A.M.A. e de Bárbara Bandeira a encerrar as festividades.
Corpo do artigo
A tão esperada época das festas populares está a chegar e a primeira, o Santo António, está já aí à porta. As tradicionais e ecléticas Festas de Lisboa, que celebram o padroeiro dos casamentos, começam já dia 30 de maio. As marchas populares, as grandes protagonistas das festas da capital, serão apresentadas entre 30 de maio e 1 de junho, no MEO Arena, onde as coreografias, os figurinos e a fidelidade ao tema escolhido para este ano - a Alma de Lisboa - serão avaliados por um júri.
A Grande Marcha, que juntas as marchas dos vários bairros de Lisboa, acontece na noitada de 12 de junho, na Avenida da Liberdade, numa "explosão de música, cor e dança", como já é tradição. Ana Sofia Martins e Pedro Granger serão padrinhos da Marcha de Alcântara, que se sagrou vencedora na edição do ano passado. O grupo Macau Street Dance irá abrir o grande desfile.
Sardinhas, casamentos e livros
Para fazer jus ao padroeiro dos casamentos, há 16 casais que irão dar o nó no dia 12 de junho, no matrimónio mais popular da cidade. Com idades entre os 27 e os 50 anos, os noivos, de várias freguesias de Lisboa, têm a cerimónia civil marcada para as 11.30 horas, nos Paços do Concelho, e o casamento católico acontecerá às 14 horas na Sé de Lisboa.
E se não há Santo António sem casamentos, também não há festa popular sem sardinhas. Durante todo o mês, haverá 16 arraiais populares, distribuídos por nove freguesias, onde as palavras de ordem são dançar, cantar, comer e beber.
A edição deste ano traz uma novidade: a Feira do Livro, no Parque Eduardo VII. O programa divide-se entre o humor de Rafael Bordalo Pinheiro, com uma reflexão sobre a figura do Zé Povinho, a poesia, com a Casa Fernando Pessoa a desafiar os mais novos para uma série de escrita em torno de poemas de Pessoa e dos seus heterónimos e, oficinas de expressão plástica.
Música do Castelo ao Terreiro do Paço
Para completar o rol de tradições, a música também estará presente. No dia 7 de junho Rui Massena e Gil Brito irão atuar no Castelo de São Jorge, tendo como pano de fundo a cidade de Lisboa e, no dia 15 de junho será Carminho a pisar o mesmo palco.
As festas terminam no Terreiro do Paço com mais música: os D.A.M.A. têm concerto marcado para dia 28 de junho e terão a companhia de Ágata, Bandidos do Cante, Beatriz Felício & Buba Espinho, Los Romeros. No dia 29, Bárbara Bandeira sobre a palco com um espetáculo da Banda Sinfónica da GNR.
O milagre da sardinha
Os mais curiosos, que queiram conhecer mais sobre o peixe das festas populares, poderão visitar a exposição "O milagre da sardinha", no Padrão dos Descobrimentos, entre os dias 4 e 22 de junho.

