Festas de Mirandela com 40 espetáculos musicais gratuitos arrancam hoje e duram dez dias
Mirandela vai estar em festa nos próximos dez dias. Entre esta sexta-feira e o dia 3 de agosto, a romaria em honra de Nossa Senhora do Amparo promete, como todos os anos acontece, ser visitada por milhares de pessoas que têm à sua espera uma programação que inclui mais de 80 eventos.
Corpo do artigo
Pedro Abrunhosa (com participação especial de Diogo Piçarra), Maninho, Atoa, Profjam, Mundo Secreto, David Antunes, José Alberto Reis, Fernando Correia Marques, são apenas alguns dos dezenas de artistas e grupos que vão realizar 40 espetáculos musicais, “todos gratuitos”, faz questão de vincar o presidente do Município de Mirandela. “É importante que tenhamos a noção de que são completamente gratuitos, entendemos que devemos investir para dar acesso a todas as pessoas de igual forma aos concertos, aos espetáculos, os mais variados que vão acontecer. Parece-nos que é de extrema importância relevar essa questão”, diz Vítor Correia.
Pelo segundo ano consecutivo, as festas têm um modelo de gestão tripartido entre o Município – que assegura os espetáulos musicais, iluminação decorativa e o fogo de artifício – a Junta de Freguesia – faz a gestão da área pública nas diversas zonas de envolvência das festas – e a Confraria de Nossa Senhora do Amparo – a quem cabe a realização de todas as componentes religiosas associadas ao evento.
Segundo o presidente do Município, o orçamento das festas será “na ordem dos 400 mil euros”, mas Vítor Correia não tem dúvidas que o retorno financeiro para a cidade “será superior ao investimento”.
Vítor Correia dá conta de outras duas atividades que continuarão a ser as principais referências da festa: “Com mais de 60 anos cumpridos de tradição, a aguardada Noite dos Bombos volta a unir gerações e invocar memórias no dia 1 de agosto”.
Para a noite de 2 de agosto, “as margens citadinas e as águas do rio Tua iluminam-se com um espetáculo piromusical, uma mistura da arte milenar da pirotecnia em sincronia com vários temas musicais”, acrescenta.
Para os próximos dias, esperam-se milhares de pessoas a rumarem até à cidade do Tua. “Trata-se de uma época em que os mirandelenses espalhados pelo mundo vêm até cá e temos muitos turistas que já são habituais nestas festas”, assegura o presidente da câmara de Mirandela.
O início das festas está agendado para esta noite com um concerto que junta José Alberto Reis aos cerca de 70 elementos da orquestra da ESPROARTE, a Escola Profissional de Arte de Mirandela.