As festas do Senhor de Matosinhos arrancam esta sexta-feira com as bancas de venda a mudar de lugar e uma parte significativa do programa a decorrer no Teatro Constantino Nery, que reabriu em Novembro.
Corpo do artigo
Durante 23 dias, o concelho vai estar em festa, com as feiras da louça e do artesanato, gastronomia, jazz, fados, música popular e a tradicional procissão do Senhor de Matosinhos, no domingo à tarde, a 31 deste mês. Uma das alterações prende-se com o local onde estão as bancas de venda de produtos. Vão passar das avenidas do Engenheiro Duarte Pacheco e de D. Afonso Henriques para as ruas da Misericórdia, em frente ao Bairro dos Pescadores, e de Alfredo Cunha. Isto até ao Luna Park, no estacionamento de Manhufe, onde estão os carrosséis e outros divertimentos para adolescentes e para adultos.
A mudança de local, explicou Guilherme Pinto, presidente da Câmara, deveu-se ao "desagrado" manifestado por moradores. As diversões para as crianças ficam no Parque 25 de Abril, onde haverá comes e bebes, e a Feira de Artesanato (é inaugurada no dia 23) continua na Avenida de Afonso Henriques. As doceiras ficam em frente à igreja. Algumas iniciativas serão novidade e vão passar pelo cine-teatro. A primeira é depois de amanhã, entre as 11 e as 15 horas, com o "ciclo curtas divertidas". Às 21.30 horas, acendem-se as iluminações e começa o "Wonderland", teatro de marionetas.
"Há, pela primeira vez, inclusão do Constantino Nery e do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica)", destacou o presidente da Câmara. Os espectáculos integrados no programa do Senhor de Matosinhos terão, também, participação da Seiva Trupe. E haverá teatro infantil, mas na Exponor.
Além de mais uma edição da FAMA, a Feira de Artesanato, Guilherme Pinto garantiu que a Feira da Louça, inaugurada já no próximo sábado, "será reforçada". E prometeu "mais conjuntos ligados à música popular e erudita", aproveitando para recordar que, em 2008, "mais de um milhão de pessoas" esteve nas festas. Este ano, volta a Confraria Gastronómica do Mar, dia 30. No dia seguinte, realiza-se o Festival Internacional de Folclore. O de jazz é já depois de amanhã na Exponor.
Nas festas do Senhor de Matosinhos, haverá ainda lugar para fotografia e ciência. E serão comemorados os dias dos museus, do bombeiro, do pescador e da crianças, bem como os 200 anos das Invasões Francesas com uma recriação histórica.