Está tudo a postos para as festividades em honra do Senhor da Pedra, que começam amanhã, em Gulpilhares, até à próxima quinta-feira. Além das tradicionais rusgas e da procissão, a festa conta com vários grupos populares para animar.
Corpo do artigo
A s festividades abrem amanhã, pelas 21.30 horas, com o grupo de música popular "Os três amigos". Ao lado do palco, não faltarão os carrosséis, os divertimentos infantis e as barraquinhas de farturas. Depois de amanhã, a animação faz-se com uma noite de folclore, onde estarão presentes o Grupo de Gulpilhares, o Grupo de Danças e Cantares de S. João da Ribeira e o Rancho Folclórico de Paranhos. No domingo, a festa começa pelas 9 horas, com a Banda de Música de Cête.
As tradicionais rusgas
Ainda durante manhã de domingo, têm início as tradicionais rusgas: grupos de pessoas que se juntam e caminham até ao Senhor da Pedra, para visitar a capela e rezar. Muitos destes grupos são ranchos folclóricos que fazem toda a peregrinação a cantar.
"No ano passado, juntaram-se centenas de pessoas vindas de 14 freguesias. Para este ano, espera--se a mesma afluência, mas é sempre difícil de prever, porque isto é tudo muito espontâneo", explicou Alcino Lopes, presidente da Junta de Gulpilhares.
No final das rusgas, terá lugar, pelo meio-dia, a missa solene. Acabada a missa, a festa continua até de madrugada. Depois, esperam-se outros grupos de música popular até terça-feira, onde terá lugar a tradicional procissão do Senhor da Pedra.
"As pessoas saem do Senhor da Pedra, fazem uma caminhada e regressam à capela, onde vão atirar flores ao mar ", pormenorizou Benjamim Valente, da Confraria do Senhor da Pedra.
O único problema é o facto de não haver sanitários públicos. "São centenas de pessoas que se alinham em frente à porta do café", lamentava um proprietário. Benjamim Valente garantiu que a confraria e a Junta já pediram à Câmara para resolver o problema.