O Festival da Cereja de Resende começa no sábado e estende-se aos dias 1, 7 e 8 de junho, durante os quais são esperados milhares de visitantes nesta vila do distrito de Viseu.
Corpo do artigo
“Resende é muito conhecido pela cereja, já que produzimos um terço da cereja nacional. Este evento dinamiza o concelho nestes dois fins de semana, porque a cereja contribui para a venda de outros produtos, como as cavacas, vinhos, compotas, licores, bem como a restauração e o alojamento”, explicou a vereadora do município, Maria José Dias.
A economia resendense nos dois fins de semana do festival “ganha grande importância”, destacou a vereadora, “porque circulam por aqui milhares de pessoas, sobretudo da zona Norte, mas também do Sul, que vêm em excursões para comprar cereja e para usufruir da paisagem e da gastronomia”.
A cereja, que é considerada o ex-líbris do concelho e uma referência no país, dada a sua qualidade e doçura, será vendida diretamente por 76 produtores. Este ano, o preço foi tabelado em cinco euros/quilo.
O município investe cerca de 100 mil euros na organização do festival, “que é organizado pela prata da casa e envolve funcionários da Câmara, juntas de freguesia e muita gente”, observou Maria José Dias, ressalvando que “cada euro gasto no festival tem retorno para os resendenses”.
"Temos um bom ano de cereja"
O festival é um dos momentos altos do ano no concelho. A procura pela cereja de Resende é grande e este ano as expectativas são altas, pelo que se espera grande movimentação de pessoas no largo da feira, junto à Câmara Municipal. “Temos um bom ano de cereja. Estamos agora numa fase de transição, com a entrada em maturação da cereja mais tardia”, deu conta Sérgio Pinto, da Autarquia de Resende.
Além da cereja, o município promove em simultâneo a gastronomia, vinhos do Douro, artesanato e animação musical. Um dos momentos altos do festival será a cortejo temático "Marcha das Cerejas", que percorre, no domingo, as ruas da vila de Resende. Trata-se de um desfile que envolve as Juntas de Freguesia do concelho e que conta com centenas de participantes de todas as idades.
Este ano há uma novidade: o cortejo “Cereja Desportiva”, que se realiza no domingo, com a participação de atletas de clubes e grupos desportivos do concelho.