A Junta de Freguesia da Amoreira está a promover, pela oitava vez, o Festival da Ginja de Óbidos, que decorre ao ar livre no largo do Centro Social Cultural e Recreativo da Amoreira, no centro da aldeia.
Corpo do artigo
Tasquinhas, artesanato, workshops, desfiles de moda, visitas a ginjais e a uma fábrica, e concertos são as principais iniciativas propostas, até às 23 horas deste domingo, dia 2 de julho.
José Pedro Horta, presidente da Junta de Freguesia da Amoreira, explica ao JN que o Festival da Ginja mobiliza toda a comunidade, que esteve envolvida na confeção de flores em papel para decorar o largo ao longo de três meses. “As pessoas são muito empenhadas. É uma colaboração extraordinária”, assegura o autarca. “Gostamos de envolver a população, porque as pessoas ficam muito tempo em casa. Nestes três dias, estamos todos em festa.”
Promovido na altura da colheita da ginja, o evento atraiu, no ano passado, cerca de três mil pessoas da região e grupos de Lisboa. “Esperamos sempre mais afluência do que no ano anterior”, observa José Pedro Horta. Este ano, participam 28 stands de comerciantes, artesãos e produtores do concelho de Óbidos, que decoraram os pontos de venda de uma forma alusiva à ginja, em tons de vermelho, verde, castanho e branco.
Ao longo do festival, os visitantes podem ainda assistir a workshops de cozinha, participar em sessões de mindfullness e de ioga, ver desfiles de moda, e visitar ginjais e a fábrica de ginja Frutóbidos. Para os mais pequenos são propostas pinturas faciais. O final das tardes e as noites são animadas por tunas e por música ao vivo.
Em simultâneo, decorre o concurso Ginja d’ AMOReira, onde participam 12 habitantes e restaurantes do concelho de Óbidos, sob anonimato, nas categorias que escolherem: carne, peixe, vegetariano, sobremesa e licor de ginja. Os parâmetros de avaliação são relevância e evidência do gosto da ginja no produto; relevância do uso de produtos locais e regionais nos restantes ingredientes; sabor; e aparência. Os vencedores serão conhecidos este domingo.
O Festival da Ginja teve início esta sexta-feira e decorre até este domingo, com o objetivo de divulgar a ginja, produto essencialmente produzido na região oeste; atrair mais visitantes à freguesia da Amoreira; promover a agricultura e a gastronomia; e dinamizar a criatividade, o comércio e a indústria locais. A ginja constitui uma das imagens de marca de Óbidos.