
Tal como no ano passado, o menu completo custa 15 euros
Foto: Direitos reservados
Evento abriu este sábado e decorre até ao final do dia da próxima terça-feira. Cinco restaurantes presentes e menu completo a 15 euros.
A 22ª edição do Festival das Papas de Sarrabulho de Amares abriu as portas este sábado ao almoço e prolonga-se até terça-feira, dia de Carnaval, procurando afirmar o concelho como "destino gastronómico de excelência" e gerar um "efeito multiplicador" para atrair visitantes ao longo de todo o ano.
Organizado em parceria pela Câmara de Amares e pela Associação Empresarial de Braga (AEB), o certame acontece numa tenda de grandes dimensões instalada junto ao mercado municipal de Amares, por onde deverão passar cerca de 30 mil visitantes ao longo dos quatro dias, que é o número das edições anteriores.
"Queremos que este evento tenha um efeito multiplicador na dinâmica do concelho, que não seja um ato isolado, que não se cinja a apenas estes dias. Na génese deste festival esteve sempre a intenção de afirmar Amares como destino gastronómico de excelência, fazendo com que os nossos restaurantes sejam procurados todo o ano", defendeu o presidente da Câmara de Amares, Emanuel Magalhães, no momento de abertura do festival.
O autarca salientou o facto de ser "fundamental dar boas experiências" às pessoas que vão visitar o evento, "criando uma imagem positiva" de Amares que poderá fazer com que regressem noutras alturas. "Este é um evento certificado, devidamente balizado em termos de higiene e segurança alimentar, que foi uma dimensão que reforçámos este ano, tal como as condições de trabalho dos restaurantes", disse Emanuel Magalhães, que assumiu a presidência do município em outubro.
A ideia foi também defendida por Marco Sousa, representante do Turismo do Porto e Norte de Portugal, para quem este é um "evento consolidado" cujo "investimento, quer financeiro, quer em termos de recursos humanos, não se pode esgotar em quatro dias". "A qualidade e o sucesso do festival vai permitir que as pessoas venham cá mais vezes, além das mais-valias económicas que gera", defendeu.
Mesmos preços
Em termos de retorno económico, as previsões da Associação Empresarial de Braga (AEB) apontam para que um impacto económico direto e indireto de cerca de 500 mil euros no território. O presidente da AEB, Daniel Vilaça, destacou também o facto de os preços praticados se manterem, um "esforço dos empresários que deve ser valorizado", atendendo à subida dos preços das matérias-primas para a confeção das refeições.
Tal como no ano passado, o menu completo custa 15 euros. A porção de papas de sarrabulho tem um preço de 6,5 euros, o mesmo custo do prato dos acompanhamentos (rojões, tripas e farinhatos), enquanto a tigela de vinho fica por dois euros. A garrafa de vinho custa oito euros.
A iniciativa conta com a participação de cinco restaurantes: Restaurante de Caldelas, Restaurante A Rival, Restaurante Vale do Homem, Tasquinha Tomadas e Restaurante do Fernando. Juntam-se vários expositores e produtores locais, com destaque também para os vinhos de Amares.
O Festival das Papas de Sarrabulho de Amares abriu este sábado às 12 horas e funcionará até às 23 horas, tal como nos restantes dias, à exceção do último, em que o encerramento acontece às 20 horas.
Na terça-feira de Carnaval, como habitualmente, voltará a sair à rua o desfile carnavalesco, a partir das 15.30 horas, entre a Rotunda do Autarca e o edifício da Câmara Municipal, com organização do Clube Desportivo Recreativo e Cultural Amarense. "Cores" é o tema da edição deste ano.

