O Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno, que se realiza na Feira do Tijelinho, regressa amanhã, sexta-feira, a Baião. O evento, que decorre até ao próximo domingo, vai na 18.º edição e apresenta uma nova imagem, mantendo a tradição.
Corpo do artigo
O festival vai proporcionar três dias repletos de animação e sabores tradicionais, que prometem ser uma celebração da gastronomia baionense. O destaque vai para a combinação de anho assado (cordeiro) e arroz do forno, que tem conquistado apreciadores ao longo dos anos.
No espaço estarão dois restaurantes “a quem cabe a missão de confecionar a receita tradicional do Anho Assado”, em fornos a lenha, onde entram os alguidares de barro com o anho e o arroz, cozinhados numa calda com várias carnes. Para quem não for apreciador deste prato há sempre alternativas, como a vitela ou o bacalhau.
Além das iguarias gastronómicas, os visitantes poderão também “deliciar-se com o vinho verde da casta Avesso, proveniente da sub-região de Baião, que harmoniza perfeitamente com os pratos servidos no festival”, refere a Câmara de Baião.
A abertura oficial do festival está marcada para amanhã, sexta-feira, às 18.30 horas. Durante os três dias, haverá animação contínua, com música, dança e outras surpresas preparadas para entreter os visitantes de todas as idades.
O vereador dos Assuntos Económicos, José Lima, espera que “todos venham desfrutar deste festival único, que é uma verdadeira homenagem à nossa cultura e gastronomia”.