Vestido em tons de castanho, mas também de rosa, verde, laranja, branco e até azul, o chocolate espalha-se por cada recanto da cerca do Castelo de Óbidos. Ali, durante 11 "delicosos" dias, decorre o Festival Internacional do Chocolate.
Corpo do artigo
Está na sua oitava edição e apresenta "o maior nível de criatividade alguma vez realizado". José Parreira, administrador da empresa municipal Óbidos Patrimonium, que organiza o festival assegura o sucesso do evento onde até ao dia 14 são esperados cerca de 200 mil visitantes.
O investimento de 300 mil euros reflecte-se no cuidado que foi colocado na organização do Festival, que este ano conta com um parceiro de renome internacional, a "Valrhona". Patrick Mignot, responsável pela marca de chocolates em Portugal, apadrinhou desde o início o evento e mostra-se curioso com a receptividade que terá junto do público.
A par da divulgação da marca e dos sabores, Patrick assegura que o chocolate "é como o vinho ou o café", o seu sabor "depende do terreno e do clima". E para quem teme "arranjar" uns quilos a mais, garante que "o chocolate de boa qualidade não engorda, não cria cáries nem acne".
Taj Mahal e desfile de moda
A inovação e o design são as marcas deste evento internacional. Para além das esculturas de chocolate - tais como a Muralha da China, o Taj Mahal, o coliseu de Roma e até uma homenagem a Guimarães -, o festival evidencia-se pela gastronomia criativa ou o "Cake Design".
Grande novidade deste ano é a passagem de modelos, na noite do dia 12. O estilista António Augustus criou quatro vestidos exclusivos com aplicações de chocolates. Outra estreia é o "body paiting", realizado com tintas mas também com chocolate, e que com certeza fará as delicias dos mais novos.
Um pequeno campo de ténis e outro de golfe, workshops, exposição de peças de ourivesaria em chocolate e um concurso de montras, são outras das acções previstas, além dos muitos espectáculos musicais.
Para evitar filas de trânsito, a CP preparou comboios especiais e a Rodoviária do Tejo carreiras directas para Óbitos. A entrada no espaço custa cinco euros para crianças e sete por adulto. Mas há descontos para famílias numerosas.
Todas as informações estão disponíveis na internet: www.festivalchocolate.cm-obidos.pt