Os espaços verdes da Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira, vão receber no fim de semana o Festival Gastronómico Vegetariano de Matosinhos. Apresentado como o maior festival dedicado ao vegetarianismo e sustentabilidade, tem entrada gratuita e estará aberto das 10 às 20 horas.
Corpo do artigo
Demonstrações de culinária, palestras, aulas de yoga e Tai Chi fazem parte do programa do certame que reunirá mais de 40 expositores relacionados com o vegetarianismo, saúde e sustentabilidade. A organização sublinha que o festival não é só para vegetarianos, mas também para todos os curiosos que procurem descobrir mais acerca do universo da cozinha à base de ingredientes de origem vegetal.
Com principal missão de desmitificar a cozinha saudável e explorar a culinária vegetariana, o fim de semana do festival promete ser cheio de partilhas, receitas, provas e muita animação para adultos e crianças, como pinturas faciais e oficinas temáticas de participação livre.
No dia 20 de julho, os participantes podem preparar o corpo e a mente com uma aula de Tai Chi. O programa contempla ainda palestras e conversas sobre várias temáticas: como envelhecer de forma mais saudável, alimentação vegetariana para bebés e crianças, alimentação vegetariana num contexto desportivo e benefícios de uma alimentação à base de produtos de origem vegetal. A culinária também estará presente neste dia, com Bruna Simões, concorrente do MasterChef Portugal 2024, a abrir o apetite com uma apresentação de receitas vegan com sabor a mar. Por sua vez, Ana Sofia Rosado vai mostrar receitas com tofu.
O segundo dia do festival começa com uma aula de Yoga adaptada para todas as pessoas. Numa agenda com mais demonstrações e ações de formação, o festival contará também com as participações da chef Diana Dias, da blogger Maria Dordio, de Sónia Monteiro, representante da Filtrarte, e de Emanuel Sávio, participante finalista do MasterChef Brasil. O objetivo para este dia é dar a conhecer inúmeros aperitivos e receitas vegetarianas para toda a família. O programa de domingo oferecer ainda várias palestras sobre o vegetarianismo aliado à saúde e prevenção de doenças crónicas, assim como um momento ligado à saúde, com médicos especialistas a explicar os efeitos do açúcar num “cérebro vegetariano”.
Nos 40 expositores espalhados pela Quinta da Conceição vão estar opções doces ou salgadas, francesinhas, enchidos vegan, sushi, café e temperos e comida tradicional portuguesa vegan, entre outras propostas. Também será possível encontrar novos projetos relacionadas com o vestuário, acessórios, cosmética vegan e natural, decoração, higiene pessoal, filtragem de água e livros sobre alimentação vegetariana e vegana.
Toda a programação está disponível no site do festival.