Festival de música urbano com 16 artistas nacionais em Viana do Castelo
O festival urbano Viana Bate Forte estará de regresso à cidade que lhe dá nome, nos dias 15 e 16 de setembro, com 16 artistas nacionais e locais, de vários estilos musicais.
Corpo do artigo
The Legendary Tigerman, Jáfu"mega, Rita Rocha, Mimicat, Camané, Soraia Tavares, Nenny, Milhana, Valter Lobo, Russo, Domingues, Beatbombers, Bianca Barros, S. Pedro, Meestre e Paulo Baixinho são os nomes que compõem o cartaz, divulgado esta terça-feira à tarde, em conferência de imprensa da câmara municipal de Viana do Castelo, promotora do evento. Todos os concertos são gratuitos.
As atuações vão decorrer em três palcos distintos no centro da cidade, distribuídos pelas praças da República, da Liberdade e da Erva.
Segundo o Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, o cartaz de 2023 "resultou de um concurso público, a que concorreu apenas uma empresa, a Sons em Trânsito".
A seleção dos artistas e bandas foi feita através "de um cardápio de 45 nomes". Ainda segundo aquele responsável, trata-se da 6.ª edição de um festival que "se insere numa estratégia de promoção territorial de Viana do Castelo".
"O objetivo é posicionar a cidade no city break e no touring cultural paisagístico", declarou, adiantando que aquele evento se destina "a um trio" formado por "pessoas que visitam Viana, pelos que investem e pelos residentes".
O Viana Bate Forte surgiu em 2016 organizado pela câmara local, e foi finalista dos Iberian Festival Awards 2023. A edição deste ano, com dois dias de duração, tem um orçamento de 150 mil euros.