O Cine Teatro Avenida, em Castelo Branco, vai ser a casa, dsta terça-feira a sexta-feira, da quinta edição do PercuART – Festival de Percussão, promovido pela Escola Superior de Artes Aplicadas (Esart) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).
Corpo do artigo
Com direção artística de Bruno Costa e André Dias, o programa integra workshops, recitais e palestras, abertos à comunidade. O acesso é gratuito.
“Este festival, além de uma montra do que os alunos fazem na Esart, e dos contactos que podem ter com artistas de renome nacional e internacional, representa também a descentralização da cultura e numa secção que já tem algum destaque”.
Do programa destaca-se a estreia absoluta da obra “Small Print”, de Vasco Mendonça, o artista convidado deste ano no âmbito da rubrica Música Portuguesa para Percussão.
“O evento tem tido sempre vários artistas convidados, mas nasceu com a premissa de dar palco aos alunos finalistas da licenciatura e mestrado”, afirma Bruno Costa, explicando que eles serão os protagonistas no concerto de encerramento, no qual o Grupo de Percussão da Esart executa a obra inédita de Vasco Mendonça, com a participação de João Oliveira.
O programa conta também com artistas internacionais que, ao longo dos quatro dias, apresentam “as mais recentes tendências da música contemporânea para percussão” e dinamizam os workshops de Marimba, Timbale e Frame Drume, nomeadamente Theodor Milkov, Samuli Viitanen e Zohar Fresco.
Saúde é o tema deste ano
Bruno Costa avança ainda que todos os anos o festival tem um tema e este ano a escolha recaiu na saúde. “A saúde (física e mental) está na ordem do dia e, com a conferência, pretendemos criar um momento de reflexão também para esta temática, deixando pistas de alguns bons hábitos que se devem ter”. O tema “surge também por necessidade de sensibilizar os músicos, pois a longevidade na carreira pode depender de ter alguns cuidados desde cedo”.
É a médica e pianista Ana Zão a convidada para esta conferência sobre “A saúde dos músicos”, onde também participa Samuli Viitanen, que no programa dinamiza ainda um workshop de Timbales e a sessão dupla de Asahi Nordic (um método que nasceu na Finlândia e engloba um conjunto de exercícios corporais e de respiração).
O público poderá ainda assistir aos recitais de Francisco Cunha, Ismael Gouveia e Jaime Pereira, neste festival que conta com o apoio do IPCB, da Câmara Municipal de Castelo Branco e da Antena 2.