Um festival de verão, a recuperação de um trilho e um ciclo de palestras nas escolas secundárias sobre diversos temas estão entre os projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem 2024 de Gaia.
Corpo do artigo
No total, foram escolhidas seis propostas, entre as 45 apresentadas, sendo que cada uma terá 40 mil euros no orçamento da Câmara para 2025, tendo em vista a sua concretização. O investimento municipal ascende, assim, aos 240 mil euros.
Foram escolhidos seis projetos de três áreas distintas para serem executados. Nas “Artes e Criatividade”, o mais votado foi o “Gaia Youth Fest”, festival de verão idealizado por Catarina Pereira. Também o “Faz Login na Arte”, proposta de Beatriz Mendes cujo objetivo é promover formações gratuitas de dança para os estudantes do concelho, vai avançar.
Na área “Bem Estar e Meio Ambiente”, o projeto “Lever Douro à Vista”, através do qual Juliana Pereira Pereira quer ver requalificado um trilho, reforçado com zonas para BTT e “stand up paddle” foi o mais apreciado. Em segundo lugar, e também com direito a ser concretizado, ficou o “Jardim com Sentido”, proposta de Mariana Coutinho que “prevê a melhoria e promoção de um espaço verde no centro da cidade.
A série de palestras nas escolas secundárias “Sou adulto e agora”, sobre o tema da literacia financeira, sexualidade, emprego e perigos ligados ao consumo de drogas e álcool, proposta de Sérgio de Carvalho, foi a vencedora. O “Arraial Intergeracional” de Beatriz Morais, direcionado para os mais velhos, ficou em segundo lugar.
O Orçamento Participativo Jovem deste ano teve 45 propostas, 16 das quais foram escolhidas para irem a votação. A autarquia explica que "é um mecanismo de democracia participativa, com caráter deliberativo, que dá aos jovens de Gaia, dos 13 aos 30 anos, o poder de decidirem como devem ser investidas verbas do orçamento público do concelho".