Um grupo de fiéis escreveu ao bispo do Porto, D. Manuel Linda, a apelar para que reabra a Capela do Monte Pedral, no Porto, encerrada desde a pandemia, sem explicação. Junto com a carta segue uma petição com duas centenas de assinaturas.
Corpo do artigo
Na petição, lançada a 13 de janeiro passado, 205 fiéis exigem que seja reaberta a Capela do Monte Pedral (Porto), inaugurada em 1928 e fechada desde a pandemia de covid-19, obrigando à deslocação ao Carvalhido de fiéis sobretudo idosos.
"Está, agora, fechada. Sem qualquer motivo conhecido, sem qualquer aviso, sem qualquer explicação. Alguém a fechou. A Igreja fechou-a", lê-se na petição online, onde se refere que "a Capela do Monte Pedral representa muito, para muita gente"
"A Capela está fechada, mas a Igreja também. É necessário e urgente emendar este erro. É necessário e urgente reabrir a Capela do Monte Pedral", pede-se ao bispo do Porto, D Manuel Linda, e ao pároco do Carvalhido, o cónego Alfredo Leite Soares.
O abaixo-assinado foi enviado ao bispo do Porto, junto com uma carta, que os fiéis denominam de "escancarada" e onde acusam: "Um bispo (D. Manuel Linda) e um pároco (dr. Alfredo Leite Soares) conseguem permanecer absolutamente imóveis e mudos, perante o encerramento da Capela do Monte Pedral. Estão de costas voltadas para o povo".
"O que inibe o senhor Pároco do Carvalhido de prestar esclarecimentos sobre o assunto? O que impede o senhor Bispo do Porto, perante esta situação, de agir em conformidade? Estranho, no mínimo", prosseguem, exigindo explicações e acusando a Igreja de "falta de respeito a várias gerações e a toda uma comunidade que se sente, profundamente, ignorada".