
Filipe Melo
Foto: Leonardo Negrão
O deputado Filipe Melo vai encabeçar a lista do Chega à Câmara de Vila Verde nas eleições autárquicas deste ano, anunciou este domingo o partido, que em 2021 conseguiu eleger um vereador naquele município.
“É com enorme orgulho e sentido de responsabilidade que enfrento mais um novo desafio, em representação do nosso partido Chega. Faço-o com convicção, com determinação e vontade. O município de Vila Verde merece mais e melhor, os vilaverdenses precisam de um concelho mais dinâmico, mais próspero e com um presidente jovem e ambicioso”, escreveu Filipe Melo, numa publicação nas redes sociais que acompanha o anúncio oficial da candidatura.
Natural de Braga, Melo lidera a estrutura distrital do partido desde 2020 e é deputado na Assembleia da República desde janeiro de 2022, exercendo nesta legislatura as funções de vice-secretário do Parlamento. Nas últimas três eleições legislativas (2022, 2024 e 2025) liderou a lista do Chega pelo círculo eleitoral de Braga, tendo também sido eleito membro da Assembleia Municipal de Braga, à qual concorreu em 2021.
Nas eleições autárquicas deste ano será pela primeira vez candidato à liderança de uma Câmara Municipal, no caso a de Vila Verde, onde há quatro anos o Chega conseguiu eleger um vereador, Fernando Silva, que, entretanto, se desfiliou do partido e passou à condição de independente.
O município de Vila Verde é desde 1997 governado pelo PSD e é atualmente presidido por Júlia Fernandes, que está a cumprir o seu primeiro mandato na liderança do executivo e voltará a ser a candidata social-democrata. Estão também já confirmadas as candidaturas de Filipe Silva pelo PS, de Jorge Eiras pela Iniciativa Liberal e de Fernando Silva pelo movimento independente Amor a Vila Verde.

