A descarga no rio Vizela que motivou a ameaça de boicote às eleições presidenciais por parte da Câmara de Vizela, foi filmada e mostra uma grande quantidade de líquido vermelho a ser despejado para o rio.
Corpo do artigo
O vídeo cedido ao JN foi feito na passada sexta-feira, numa zona a poucos metros da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Serzedo. A descarga motivou nova queixa-crime da Câmara contra a Águas do Norte pelo crime de poluição, depois de uma primeira, feita no final de 2018, que acabou arquivada pelo Ministério Público.
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2020/07/vizela_descar_20200721182612/mp4/vizela_descar_20200721182612.mp4
Naquele local, perto da ETAR, as descargas que alteram a cor natural do rio são constantes. Em conferência de imprensa, a Câmara já prometeu denunciar também o caso junto das instâncias europeias, bem como apelar "ao boicote às próximas eleições presidenciais, salvo se, entretanto, for apresentada uma solução para a presente problemática".
Na reação ao vídeo, a Águas do Norte deu a mesma resposta que dá sempre que existem denúncias: "Não foi verificada qualquer anomalia no normal funcionamento desta infraestrutura de tratamento de águas residuais, pelo que a situação reportada poderá ser devida ao facto de o rio Vizela possuir atualmente um caudal reduzido".