A Feira do Folar e dos Produtos da Terra de Carrazeda de Ansiães começa esta quinta-feira e termina sábado. A iniciativa é da Câmara Municipal e decorre na nave do centro empresarial.
Corpo do artigo
O presidente do Município de Carrazeda, João Gonçalves, acentua que são três dias de certame para “dar visibilidade e valorizar” as iguarias típicas da Páscoa, bem como vinho, azeite, fumeiro, frutos secos, mel, cogumelos, entre outros.
Entre os folares, o principal é o de carne, mas, segundo o autarca, “já começa a haver o folar de maçã, que é uma variante que também distingue e aproveita um produto do concelho”.
Além da nave do centro empresarial, a feira do folar estende-se a uma tenda anexa para acolher mais expositores e a animação. João Gonçalves nota que se pretende criar “um ambiente que permita cativar as pessoas para permanecerem algumas horas no espaço”.
Na Feira do Folar de Carrazeda de Ansiães vão estar presentes 40 produtores, dos quais 12 são de folar.
Na animação destaca-se, no sábado à tarde, o Festival Cultural Douro Superior com Vida e Movimento, promovido pela Associação de Municípios do Douro Superior, em parceria com os oito municípios que a constituem: Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa.