Dois jovens morreram este domingo de madrugada, na sequência de uma colisão frontal na Estrada Nacional 111-1, conhecida como Estrada da Cidreira, às portas de Coimbra. No sábado à noite, um sexagenário foi mortalmente atropelado em Fafe.
Corpo do artigo
O choque brutal seguido de incêndio causou a morte de Rui Cunha, de 22 anos, residente em Formoselha, Montemor-o-Velho, e de José Pedro Costa, de 18, que morava no Ameal, Coimbra. No acidente - um dos mais graves ocorridos no município de Coimbra nos últimos anos - outras duas pessoas ficaram feridas.
O embate ocorreu pelas 3.15 horas numa zona de reta, muito perto da Academia Briosa XXI e do Horto Municipal. O carro onde Rui e José Pedro seguiam (com um terceiro ocupante) vinha de Coimbra e dirigia-se para o concelho de Montemor-o-Velho, onde Rui Cunha residia, quando colidiu de frente com outro carro, que tinha só um ocupante.
Os primeiros socorros às vítimas foram prestados por outros condutores que, ao aperceberem-se da gravidade do acidente, pararam e conseguiram retirar dois dos ocupantes antes de o carro se incendiar.
No entanto, José Pedro já se encontrava em paragem cardiorrespiratória, enquanto Rui Cunha ficou encarcerado, não tendo sido possível removê-lo antes do incêndio.
O outro jovem retirado e o condutor do segundo carro envolvido, com 20 e 28 anos, respetivamente, foram transportados devido aos ferimentos para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Ao que o JN conseguiu apurar, os dois já tiveram alta.
Os óbitos de Rui e José foram declarados no local.
Este domingo durante o dia, ainda eram visíveis as marcas do acidente e das operações de socorro no local, encontrando-se algumas peças dos carros e vestígios da espuma usada para apagar o incêndio.
A morte dos dois jovens provocou uma onda de consternação nas zonas onde viviam, em Formoselha e Ameal, localidades separadas por uma dezenas de quilómetros.
No socorro estiveram 48 elementos e 17 viaturas dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, Bombeiros Voluntários de Coimbra, Cruz Vermelha, INEM e PSP, que vai investigar a causa do acidente.
Outros acidentes
Braga
Um homem, de 70 anos, ficou ferido na sequência de um acidente entre um carro e uma carrinha, ocorrido ao final da manhã de ontem, na Estrada Nacional 103 (EN103), em Gondizalves, Braga. A vítima, condutor do carro acidentado, foi assistido no local e transportado para o Hospital de Braga com ferimentos considerados ligeiros. A ocorrência condicionou durante alguns minutos a circulação rodoviária na EN103, tendo a regulação do trânsito sido feita por militares da GNR.
Barcelos
Dois jovens que seguiam numa moto ficaram gravemente feridos, sábado à noite, na sequência de uma colisão com um automóvel, em Viatodos, Barcelos. O acidente ocorreu na Estrada Nacional 204 (EN204), que faz a ligação a Famalicão. As vítimas foram transportadas para o Hospital São João, no Porto, e para a unidade hospitalar famalicense, com ferimentos considerados graves.
Fafe
Um homem de 67 anos, residente na zona da Vila de Arões, no concelho de Fafe, morreu atropelado, pouco antes das 20 horas de sábado, quando atravessava a antiga EN206, junto da Igreja Românica de Arões, quando foi atingido por um carro.
Coruche
Um homem na casa dos 70 anos ficou gravemente ferido na sequência de uma colisão entre um carro e um veículo ligeiro de mercadorias, às 16.25 horas de sábado, na Estrada Nacional 251, na freguesia do Couço, em Coruche, distrito de Santarém. A vítima teve de ser helitranportada pelo INEM de Évora para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.