Sistema facilita trabalho, eliminando etapas nos procedimentos burocráticos.
Corpo do artigo
Em poucos minutos e ainda menos quilómetros, as duas câmaras que viajam empoleiradas no topo de um dos carros da Polícia Municipal registam 39 infrações de estacionamento, entre o Bonfim e Campanhã, cujas respetivas contraordenações hão de chegar às moradas dos proprietários das viaturas.
Luís Pinto segue ao volante do carro da PM, enquanto Nuno Pereira segura um tablet entre as mãos, onde vai confirmando as irregularidades registadas pelas câmaras. Estacionamento em segunda fila, sobre passadeiras e passeios ou em zonas de cargas e descargas são algumas das infrações assinaladas pelo sistema, que permite dar início ao processo de contraordenação de forma digital, eliminando etapas nos procedimentos burocráticos, o que torna tudo mais rápido.
Junto à Estação de Campanhã, onde “tem havido muitas reclamações”, estão veículos em segunda fila, e na Rua de Barros Lima, acima do cruzamento com as Eirinhas, há carros em cima do passeio, impedindo a passagem de cadeiras de rodas e de carrinhos de bebé. Todos são apanhados pelas câmaras enquanto o carro da PM circula, e ficam registados no novo sistema.
“Agora está melhor, porque já chegaram a estar 15 carros estacionados em cima do passeio”, testemunham os agentes, enquanto as imagens da Rua de Barros Lima captadas pelas câmaras vão chegando ao tablet de Nuno Pereira.
“Sem dúvida que o equipamento adquirido aumentou a nossa capacidade de fazer fiscalização numa artéria com muitas viaturas”, reconhece a subintendente Daniela Fernandes, que chefia a Divisão de Trânsito da Polícia Municipal do Porto e segue com a equipa de fiscalização que o JN acompanhou durante a tarde de anteontem.