Uma foca bebé foi resgatada, esta segunda-feira de manhã, pelos bombeiros de Esmoriz no areal da Praia de São Pedro, em Maceda, Ovar. O animal, que apresenta alguns ferimentos, está a ser alvo de uma avaliação veterinária.
Corpo do artigo
A foca foi avistada às primeiras horas da manhã por um pescador que deu o alerta aos bombeiros de Esmoriz. A corporação, em coordenação com a Rede de Apoio a Mamíferos Marítimos (RAMM) coordenada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Polícia Marítima, resgatou o animal do areal.
Levada provisoriamente para o quartel dos bombeiros, a foca foi depois entregue aos cuidados dos responsáveis pelo Centro de Recuperação de Animais Marinhos do Eco Mar e deverá ficar dois meses ao seu cuidado.
Marisa Ferreira, elemento desta organização, informou, ao JN, que se procede, no imediato, à observação do animal que se encontra internado no centro deste organismo, na Gafanha da Nazaré. "Vão ser feitas análises e exames para ver qual é o problema e proceder à recuperação conforme o que for detetado", esclareceu a mesma fonte.
Nos meses de dezembro e janeiro, surgem por vezes animais marítimos na costa de Portugal, e no norte de Espanha, provenientes do norte da Europa.