Santa Maria da Feira está a cumprir, na manhã desta segunda-feira, o voto ao mártir S. Sebastião. Mais de 250 meninas, vestidas de branco, com a fogaça à cabeça, desfilaram no Cortejo Cívico em direção à Igreja Matriz. À tarde, se o tempo permitir, voltam ao centro cívico para a muito esperada Procissão das Fogaceiras.
Corpo do artigo
Temia-se que a chuva marcasse presença e impedisse a saída do Cortejo Cívico. Mas para satisfação das muitas centenas de pessoas que rumaram, ao longo da manhã, até ao centro cívico as condições meteorológicas foram favoráveis e possibilitaram à saída das Fogaceiras e toda a comitiva de representantes da comunidade feirense.
A esperança dos fiéis ao santo padroeiro é que, mais logo, pelas 15.30 horas, o tempo se mantenha estável permitindo a saída da Procissão das Fogaceiras.
Numa edição que é de homenagem às Fogaceiras no mundo, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, marcou presença no evento.
“É um evento, uma tradição que diz muito às nossas comunidades. Vou-me cruzando com os feirenses que estão espalhados pelo mundo fora, alguns dos quais estão aqui hoje”, revelou.
O membro do Governo diz saber bem “o impacto que este momento tem nas suas vidas, nas suas tradições e costumes”. “Estou aqui para homenagear todos aqueles que ao longo de tantos anos tornaram esta tradição uma realidade e a mantem viva”, acrescentou.
“Este ano a festa das Fogaceiras é uma grande homenagem às nossas comunidades na diáspora. É um abraço de fraternidade aos feirenses que tem às suas raízes tão profundas que transportaram as suas tradições para outros continentes”, lembrou, por seu lado, o presidente da Câmara Municipal, Amadeu Albergaria.
Nesta Festa das Fogaceiras, as três associações portuguesas que organizam a festividade na diáspora — a Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria no Rio de Janeiro (Brasil), a Associação da Comunidade Portuguesa de Pretória (África do Sul) e a Associação Civil Amigos de Terras de Santa Maria da Feira em Caracas (Venezuela) — marcam presença nos festejos.
Dia 20 de janeiro, Santa Maria da Feira celebra a Festa das Fogaceiras, renovando o voto ao mártir S. Sebastião em troca de proteção contra a peste. Uma tradição com 520 anos.