O incêndio que deflagrou esta terça-feira à tarde no concelho de Oliveira do Hospital, Coimbra, já atravessou a encosta do Vale do Alva para o concelho de Arganil.
Corpo do artigo
Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da câmara, José Tavares Rolo explicou que se trata de "um incêndio de grandes dimensões que tocou as freguesias de Vila Pouca da Beira, de Avô" e que "está já na encosta do Vale do Alva, no concelho de Arganil".
"Existe uma imensa coluna de fumo, o céu está todo escurecido. Não se vê a Serra do Açor, está completamente tapada com uma coluna enorme de fumo negro", afirmou o vice-presidente da autarquia, descrevendo o cenário que via a partir dos paços do concelho.
Questionado sobre se há habitações em risco, o autarca disse que não teve informação nesse sentido, embora haja "habitações dispersas e segundas habitações de férias e de fim de semana" na zona onde lavram as chamas.
"A situação preocupa-nos a todos e temos a expectativa de que os bombeiros tentem controlar (o incêndio) mas, de facto, a coluna de fumo é imensa", reiterou, acrescentando que no local estão mais de 300 bombeiros e todos os elementos da Proteção Civil da autarquia.
José Tavares Rolo recordou que o Vale do Alva é "uma zona de grande potencial turístico, onde existem vários equipamentos e alojamentos turísticos e praias fluviais" e que está agora "a ser devastada por um fogo que está a consumir zonas de floresta e de mato".
De acordo com a página oficial da Autoridade Nacional da Proteção Civil, no local estavam, às 20.30 horas, 333 bombeiros, 87 veículos operacionais e três meios aéreos.