O fogo que deflagrou no sábado em Sabrosa, distrito de Vila Real, entrou esta segunda-feira de madrugada em fase de resolução, indicou a Proteção Civil. Não há fogos ativos significativos. Mais de 1200 operacionais em vigilância.
Corpo do artigo
O fogo de Sabrosa foi dado como dominado à 0.36 horas, declarou à Lusa fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Douro.
No terreno, encontravam-se, pelas 7 horas, 236 operacionais auxiliados por 74 meios terrestres, de acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O alerta para este fogo foi dado às 15.06 horas de sábado, na zona de Paradela de Guiães.
Também o grande incêndio que teve início em Piódão, Arganil, dominado após 11 dias, mantém no terreno 998 efetivos e 328 veículos.
Mais de 40 concelhos em perigo máximo de incêndio
Mais de 40 concelhos dos distritos da Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Santarém estão esta segunda-feira em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Apesar deste risco, e em locais onde se registaram grandes incêndios nos últimos dias, pelas 7 horas não havia qualquer fogo significativo ativo no país, de acordo com a Autoridade Nacional e Emergência e proteção Civil.
Vários concelhos do interior norte e centro e Algarve estão também em perigo muito elevado de incêndio rural, de acordo com o IPMA.
Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muita nebulosidade no litoral norte e centro, em especial até meio da manhã, e possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal no litoral norte e centro.
Está também previsto vento em geral fraco, tornando-se fraco a moderado do quadrante oeste a partir do fim da manhã, soprando por vezes forte na faixa costeira ocidental a sul do Cabo da Roca e nas serras do litoral centro e sul a partir da tarde.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (em Viana do Castelo, Braga e Évora) e os 18 (em Aveiro, Portalegre, Lisboa e Faro) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 35 (em Évora e Bragança).