O incêndio que lavra desde quarta-feira na serra algarvia foi dominado, este sábado à tarde, anunciou o segundo comandante nacional da Proteção Civil, José Codeço.
Corpo do artigo
Segundo informação disponibilizada na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o fogo foi dominado às 17.45 horas.
No terreno estão mais de mil efetivos, 189 veículos operacionais e 13 meios aéreos. As chamas lavravam desde as 14.10 horas da passada quarta-feira.
De acordo com o segundo comandante nacional da Proteção Civil, José Codeço, existem ainda focos do incêndio que merecem especial atenção, a norte do concelho de São Brás de Alportel e na zona junto a Cachopo, em Tavira.
"As forças ainda estão no terreno e foram consideradas em todos os setores como sendo suficientes, pelo que nós podemos declarar o incêndio dominado,", afirmou, cerca das 18.00 horas, acrescentando que os meios deverão manter-se para combater eventuais reativações.
Segundo o responsável, não há justificação para começar a retirar os meios acionados para o combate, questão que vai ainda ser abordada num briefing com o comando nacional.
José Codeço sublinhou que poderá ainda haver frentes ativas, mas dentro do perímetro do incêndio (aproximadamente 75 quilómetros), pelo que a probabilidade de a área atingida se estender é muito reduzida. "As forças que estão no terreno de imediato combatem essas reativações", concluiu.