O incêndio em Terras de Bouro, distrito de Braga, continua a progredir num local de difícil acesso aos meios de combate terrestres, sendo às 8.32 horas o único ativo em Portugal continental.
Corpo do artigo
O fogo, no lugar de Solheiro, no Parque Nacional Peneda-Gerês, deflagrou na segunda-feira às 16.48 horas e tem nesta altura uma frente ativa consumindo uma área de mato.
Segundo a Proteção Civil, o incêndio tem duas frentes está a progredir em local de difícil acesso aos meios de combate terrestres.
Às 8.32, 60 operacionais, apoiados por 21 veículos, estavam envolvidos no combate ao incêndio indicou a Autoridade Nacional de Proteção Civil, que contabilizou cinco incêndios desde a meia-noite de segunda-feira.
Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil registou 208 ocorrências, que envolveram 1447 operacionais, com o apoio de 403 veículos.
De acordo com uma informação do Instituto de Meteorologia, os concelhos de Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, e da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, o segundo mais grave de uma escala de cinco.
Segundo a mesma fonte, Fundão e Oleiros, no distrito de Castelo Branco, e Arganil, no distrito de Coimbra, estão hoje com risco elevado de incêndio, o terceiro mais grave de uma escala de cinco.
O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".
O seu cálculo é feito com base nos valores, observados às 13 horas, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
As temperaturas máximas previstas para hoje são de 20º Celsius em Braga, Castelo Branco e Beja, 19º em Évora, Leiria e Viseu e 18º em Bragança.
Lisboa e Faro vão chegar aos 17º enquanto o Porto vai registar uma máxima de 16º.