Os bomebeiros conseguiram reduzir a apenas uma frente activa o incêndio que lavra na zona florestal da Portela do Homem, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, por circunscrever há quase 24 horas, disse fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Corpo do artigo
De momento, o incêndio, que chegou a ameaçar a mata da Albergaria, está activo apenas na zona de Água do Sal, perto da estrada que liga a Portela do Homem a Carris, a cerca de 11 quilómetros da vila do Gerês. Uma zona de grande inclinação e de difícil acesso, que dificulta o combate às chamas.
Às 09:00, estavam no local 64 bombeiros apoiados por 17 veículos e um Helicóptero Bombardeiro Pesado. O incêndio, que teve início às 07:58 de domingo, não atingiu a zona crítica da Mata da Albergaria, de acordo com a mesma fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).
Segundo a ANPC, estão no local uma equipa de Sapadores Florestais, cinco equipas do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR, uma equipa do Grupo de Análise e Uso de Fogo (GAUF), uma equipa do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) e ainda 10 combatentes espanhóis.
Também no distrito de Braga está já circunscrito o fogo em Portelinha, concelho de Guimarães, que teve início às 01:05 da madrugada. Às 07:00, estavam no local, uma zona de difícil acesso, 30 bombeiros apoiados por três veículos.
Entretanto, entraram em rescaldo os fogos em Cabeceiras de Basto e Arouca, que eclodiram domingo à noite, e em Boticas, que teve início já hoje de madrugada.
No domingo, a ANPC registou 303 incêndios, que foram combatidos por 3.423 bombeiros, apoiados por 895 viaturas.
Este foi o dia do mês de Março com maior número de ocorrências, no sábado tinham sido registadas 175.