Fogo provocou prejuízos de 3,7 milhões de euros em Freixo de Espada à Cinta
O município de Freixo de Espada à Cinta calculou em 3.767.831,00 euros o valor dos prejuízos causados pelo incêndio rural que lavrou no concelho entre os dias 19 e 22 de agosto, atingindo todas as freguesias.
Corpo do artigo
Segundo informações da autarquia, foi reportada uma área ardida agrícola de cerca de 854 hectares, identificados 246 lesados, dos quais 169 são agricultores com prejuízos até 10.000 euros, tendo, ainda, ficado destruídas 1172 colmeias.
"Os prejuízos reportados foram mais evidentes nas culturas do olival, vinha e amendoal, havendo também reporte de sistemas de rega danificados, pastagens ardidas e apiários destruídos", indicou fonte municipal.
Estes números surgem no âmbito do levantamento feito pela câmara, que se antecipou ao Governo e começou, desde logo, a avaliar os prejuízos associados à ocorrência deste incêndio.
A câmara está também a distribuir alimento para os animais. Em dois dias serão distribuídas 43 toneladas de feno, "uma medida urgente que visa garantir alimento aos animais e apoiar no imediato os produtores".
