Foi encontrado, esta quarta-feira de manhã, o idoso com demência que estava desaparecido em Serpa desde domingo. Cândido Pereira Gonçalves, de 87 anos, que sofre de demência, apresentava sinais de desidratação quando foi encontrado por um drone com uma câmara térmica da GNR.
Corpo do artigo
Afonso Gonçalves tem o sorriso na voz, depois de ter passado os últimos dias em agonia. "Encontraram-no".
O jovem de 28 anos, a viver em Lisboa, conta que o avô, que estava a ser procurado desde domingo foi descoberto encostado junto a umas pedras, depois de ter entrado com a carrinha numa estrada sem saída e o veículo ter resvalado. O idoso foi encontrado junto ao rio Guadiana, próximo da aldeia de Quintos, apurou o JN junto de fonte do Comando Subregional.
Cândido foi encontrado por um drone da GNR, depois de na terça-feira, um helicóptero ter descoberto a sua carrinha perto de Mértola, a cerca de meia hora de distância da residência do idoso. "Ele deveria andar completamente desorientado, às voltas. É um milagre, porque do que sabemos, só levou uma pequena garrafa de água e não comeu, nem bebeu mais nada nestes dias", relata Afonso.
Nas buscas, além da GNR e dos bombeiros, estiveram familiares e voluntários. "Todos tiveram uma atitude de louvar", agradece o neto de Cândido, cuja doença está já num estágio avançado "às vezes nem se recorda quem é".
O homem foi encontrado às 8.55 horas, por um dos três drones que estavam a ser operados pela GNR na operação. O idoso, que "apresentava sinais de desidratação, estava fraco, mas estava consciente" e foi levado para o Hospital de Beja para ser avaliado.