Folia, alegria e muito esforço na hora de deixar um legado da cultura vareira
O Carnaval de Ovar saiu à rua, este domingo, para “valorizar a cultura vareira” e deixar um legado para as próximas gerações. Mais de 20 grupos encheram a Avenida Sá Carneiro com cor, música e animação, que contagiaram as milhares de pessoas que assistiram ao desfile, durante toda a tarde.
Corpo do artigo
Ainda o Grande Corso não tinha arrancado e a energia já contagiava quem chegava à avenida. Ansiosos por mostrarem os disfarces que demoraram meses a construir, os “Marados” aproveitavam para dançar. “Começamos a preparar o Carnaval de um ano para o outro, mas é um esforço que compensa. [O Carnaval] é um legado que deixamos, é valorizarmos a cultura vareira porque existem mais carnavais, mas o nosso é diferente. É o melhor”, admitiu Henrique Batista, que já desfila pelas ruas de Ovar há cerca de 12 anos.
Numa mistura de “steampunk e era vitoriana”, os “Marados” correram a avenida a mostrar os seus truques de magia. Apesar de serem avaliados durante o desfile, Henrique Batista garante que para o grupo, o verdadeiro prémio “é ver uma boa reação do público”.