Mais de um milhar de foliões portugueses e galegos integraram segunda-feira à noite, o cortejo de Carnaval que atravessou o centro histórico da vila de Caminha. Participantes individuais, grupos e comparsas galegas (grupos temáticos com mais de 30 elementos) desfilaram durante quase três horas nas ruas principais.
Corpo do artigo
O desfile noturno ficou marcado pelo colorido, fantasia e alegria dos participantes da Galiza, que se organizam para percorrer os vários cortejos da sua região e também atravessam a fronteira para celebrar e arrecadar prémios. Esta terça-feira à tarde cerca de um dezena de comparsas participam no carnaval de Arcos de Valdevez. E em Caminha, ontem à noite, conquistaram o público e o júri.
O primeiro prémio de mil euros foi entregue à Associación Cultural Comparsa Estrelas da Noite, pela fantasia “Aromas do Carnaval” (Parfumerie). Em segundo lugar ficou a Comparsa O Borralliño, com “A Nossa Verbena” e a Comparsa Luces de Tomiño conquistou o terceiro lugar, com “Realeza de Luces”.
Na categoria de grupos (até 30 elementos) ficaram no pódio, os foliões portugueses “Miss Universo Concelho de Caminha”, “Divas Al Dente” de Caminha e “Troll’s e Companhia”, de Âncora. Na categoria Individual, o júri deu o primeiro lugar a “Disparos do Amor”, de Caminha, o segundo a “Reina e Rey do Carnaval”, de Pontevedran e o terceiro “A Arca dos Gelados e o Perna de Pau”, da Póvoa de Varzim.
O Carnaval em Caminha é uma organização da câmara municipal de Caminha, da União de Freguesias de Caminha (Matriz) e Vilarelho e dos comerciantes do concelho.