Achado arqueológico encontrado na Praça da Liberdade, no Porto, durante as escavações para a construção da Linha Rosa do metro já não vai ser instalado na Galiza.
Corpo do artigo
Instalar a Fonte da Natividade no novo Jardim de Sophia, no Porto, já está fora de questão. Parte do achado do século XVII foi encontrado durante as escavações para a construção da nova estação da Praça da Liberdade da Linha Rosa do metro (ligará a Casa da Música e S. Bento) e revelou ocupar uma área ainda maior do que a apontada nos registos históricos.
São, afinal, cerca de 600 m2. Apesar de muito destruída ao longo dos anos, recuperou-se o espaldar nascente da fonte - com três metros de altura e 4,5 metros de comprimento -, bem como a calçada existente entre aquela estrutura e a Muralha Fernandina (parte dela também destruída para dar lugar à fonte). A Câmara do Porto diz estar a estudar "um conjunto de opções" para decidir o futuro do achado. "Ainda não há decisão final tomada", acrescenta o Município. Uma coisa já se sabe: não ficará na Praça da Galiza.