A Fonte Monumental dos Leões, vulgarmente conhecida por Fonte dos Leões, em frente à reitoria da Universidade do Porto, entrou em obras esta segunda-feira e os trabalhos deverão prolongar-se pelo menos até dezembro. Reabilitação passa também por melhorar a eficiência da própria fonte "em termos hídricos e de iluminação".
Corpo do artigo
Vão prolongar-se até dezembro os trabalhos de requalificação da Fonte dos Leões, na Praça de Gomes Teixeira, em frente à reitoria da Universidade do Porto. O Município dá nota de que a obra, a cargo da empresa municipal Águas do Porto, arrancou no início desta semana e terá uma duração de dois meses. Prevê-se, por isso, que esteja concluída em dezembro. O objetivo passar por aumentar a eficiência da própria fonte "em termos hídricos e de iluminação".
Além da "retificação pontual da estrutura" e do "tratamento das peças metálicas e respetiva pintura", a obra irá forcar-se em reparar fugas "quer na fonte, quer no subsolo", impermeabilizar o tanque e "reestruturar toda a iluminação".
A Câmara do Porto acrescenta, através da sua página oficial, que o restauro da Fonte dos Leões, construída há 136 anos, "desenvolver-se-á em cinco fases, tendo uma duração prevista de dois meses".