<p>Viviam no mesmo apartamento, eram os melhores amigos e gostavam de observar o mar quando este estava revolto. </p>
Corpo do artigo
Ontem de madrugada, terça-feira, desceram à lage dos Pargos, no cabo Carvoeiro, Peniche, e foram apanhados por uma onda. Um jovem desapareceu no mar.
Diz quem conhecia Luís Vala, 22 anos, que "adorava o mar", sabia "nadar muito bem" e até "tinha o curso de mergulho", tirado numa escola da cidade.
Luís residia em Porto de Mós e partilhava um apartamento em Peniche com Nuno Costa, 23 anos, de Alcobaça, e com Diogo Reis, 21 anos, de Abrantes. Estes frequentavam ainda o curso de Biologia Marinha e eram os "melhores amigos".
Ontem de madrugada foram ver o mar e desceram uma íngreme escada do cabo Carvoeiro até à lage dos Pargos. Contou Diogo às autoridades que uma onda os apanhou desprevenidos e que Luís foi arrastado para o mar. Nuno foi projectado contra uma rocha e Diogo apenas sofreu escoriações.
Os dois conseguiram sair do local e procurar ajuda na casa de uns amigos. Dali foram levados para o hospital da cidade onde deram o alerta para as autoridades. Eram 3.25 horas.
Diogo apresentava sinais de hipotermia, enquanto Nuno tinha ferimentos na cabeça. Foi transferido para o hospital de Caldas da Rainha e mais tarde evacuado para o de Santa Maria, em Lisboa, com suspeitas de traumatismo craniano. Acabaria por regressar, durante a tarde, ao hospital da cidade termal.
Alguns vestígios de sangue encontrados na viatura dos jovens levaram a PSP de Peniche a alertar a Polícia Judiciária de Leiria. Inspectores da Brigada de Homicídios estiveram no local e acabariam por concluir que o sangue deixado no automóvel era dos dois jovens feridos que o tentaram abrir para ir buscar socorro.
As buscas para encontrar Luís foram iniciadas logo após o alerta. A corveta "António Enes" - que se encontra no local à procura dos pescadores naufragados ao largo de Peniche quinta-feira - foi deslocada para o cabo Carvoeiro. Durante o dia sobrevoaram a área helicópteros da Força Aérea e da Autoridade Nacional de Protecção Civil.