Um homem que seguia a bordo de um cargueiro e sofreu doença súbita foi resgatado, este sábado, por um helicóptero da costa marítima para o Aeroporto Sá Carneiro, no Porto.
Corpo do artigo
O elemento da tripulação "do singular cargueiro Canopée, que navegava ao 230 km do Porto", necessitou de transporte urgente para uma unidade hospitalar, segundo um comunicado daquele ramo das Forças Armadas.
O helicóptero EH-101 Merlin descolou da Base Aérea N.º 6, no Montijo, pelas 10 horas, em direção ao local onde se encontrava a embarcação e, "apesar da singular configuração do navio, nomeadamente no que diz respeito às velas, a tripulação da Esquadra 751 - 'Pumas' executou a operação com sucesso", salienta a Força Aérea.
Depois de resgatado, a bordo do helicóptero "o paciente recebeu os primeiros cuidados de saúde por um enfermeiro militar do Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea, seguindo depois para o Aeroporto Sá Carneiro, no Porto".
Com quase quatro horas de voo, esta missão foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC Lisboa), após solicitação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), da Marinha Portuguesa.
O cargueiro Canopée foi lançado à água no ano passado e, com quatro "asas" gigante de 363 metros quadrados e propulsão híbrida, é um exemplo de inovação. O navio tem sido usado para transportar elementos do foguetão Ariane 6, desenvolvido pela Agência Espacial Europeia.