Órfão de pai, foi criado por uma freira e andou no seminário, mas acabou por se distinguir como empresário no setor do calçado.
Corpo do artigo
Fortunato Frederico, fundador do grupo Kyaia que detém marcas como a Fly London e a Foreva, foi premiado, no passado dia 21 de setembro, pela International Union of Shoe Industry Technician (UITIC). O prémio distingue-o pela sua carreira empresarial e como líder associativo e foi entregue durante a 21ª edição do International Footwear Congress, que aconteceu em Milão, entre 19 e 22 de setembro.
Aos 80 anos, o empresário foi distinguido com um Prémio de Carreira. A organização da UITIC justifica a atribuição da distinção a Fortunato Frederico, pela sua “contribuição para o desenvolvimento da indústria, não só como empresário, mas também como Presidente da Confederação Europeia de Calçado”, cargo que ocupou de 2012 a 2015. Fortunato Frederico liderou também a APPICAPS (associação dos industriais do calçado portugueses), durante 18 anos, entre o virar do século e 2017, ajudando a converter uma indústria ultrapassada num setor que disputa o mercado de luxo com os italianos.
Fortunato Frederico ficou órfão de pai poucos dias depois de nascer, a mãe acabaria por entregá-lo a uma freira que o criou. Aos 14 anos, deixou o seminário e começou a trabalhar na fábrica “Campeão Português”. Cumpriu o serviço militar obrigatório perto de Kyaia, em Angola, onde nasceu o sonho de ter a sua própria fábrica. A empresa viria a nascer em 1984, com seis mil contos de capital (30 mil euros), metade do seu bolso e outro tanto emprestado pelo banco. Em 2022, o grupo Kyaia faturou 25 milhões de euros, embora já tenha chegado a faturar mais de 55 milhões, em 2013.
O evento em que Fortunato Frederico foi galardoado contou com mais de 300 participantes, provenientes de 21 países, entre os quais França, Espanha, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Canadá, México, Índia e China.