<p>As obras de recuperação do fosso da muralha de Peniche, destinadas a limpar as lamas poluídas das descargas de esgotos efectuadas até 2001 e resolver os problemas de poluição, foram adjudicadas, anunciou ontem a Câmara.</p>
Corpo do artigo
"Estas obras são importantes porque durante décadas o fosso recebeu esgotos domésticos e havia a necessidade de o limpar", afirmou à agência Lusa o presidente António José Correia.
De acordo com a autarquia, as obras da primeira fase de recuperação do fosso da muralha vão iniciar-se em Novembro e deverão terminar em Maio de 2011. Vão custar 3,8 milhões de euros.
A principal intervenção vai ser feita na zona molhada do fosso da muralha que, por estar assoreado e com lamas poluídas, vai ser limpo e transformado num espaço de recreio náutico.
A zona envolvente vai ser também requalificada, estando prevista a recuperação da margem nascente do fosso, construção de duas travessias pedonais e de uma ponte rodoviária para substituir a actual, criação de espaços verdes e lúdicos e a iluminação pública das muralhas. Uma eclusa vai ser construída na zona do Cais das Gaivotas para permitir um nível mínimo de água e facilitar a entrada de pequenas embarcações.
A obra é comparticipada em 60% por fundos comunitários, através do programa Polis XXI "Parcerias para a regeneração Urbana" do Programa Operacional do Centro.