O Campeonato Nacional de Fotografia e Vídeo Subaquáticos realiza-se no Porto Santo, entre os dias 25 e 30 deste mês. Estão confirmados 55 atletas nacionais e internacionais que vão fotografar e filmar o Mundo subaquático na ilha dourada portuguesa. Porquê? Porque estas são as águas com "mais transparência e com uma vida marinha gigante", diz a organização.
Corpo do artigo
Entre 25 e 30 de abril, Porto Santo será a capital mundial da imagem debaixo de água. Estarão presentes atletas oriundos de Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Suíça, entre outros países.
Avelino Silva, presidente da Associação de Natação da Madeira (ANM), entidade promotora local, explica ao JN que se realizarão por dia quatro mergulhos em quatro sítios diferentes.
Na organização do evento também participam a Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas, a Associação de Promoção da Madeira e do Turismo, a Secretaria Regional do Mar e das Pescas, a Câmara Municipal do Porto Santo, a entidade Naval do Porto Santo, a Capitania, os portos da Madeira, a Proteção Civil e outras entidades que auxiliam logística e financeiramente a competição.
Avelino Silva destaca a experiência como o principal ingrediente que a organização tem a oferecer aos participantes. "A organização da prova em 2019 deu-nos o "know how" [saber fazer], por isso, temos agora uma organização mais segura. No fundo, é a afirmação de todo o processo.
Estamos a falar dos melhores atletas do Mundo, que, com muita experiência, tiram fotografias e fazem vídeos fantásticos
Os participantes vêm com expectativas do que aconteceu em 2019", declara, enaltecendo "a intenção elevada" destes de regressarem ao Porto Santo para captar os navios fundeados e os sítios fantásticos da Madeira".
"O que é que este campeonato pode oferecer a Porto Santo?" O responsável não hesita: "Estamos a falar dos melhores atletas do Mundo, que, com muita experiência, tiram fotografias e fazem vídeos fantásticos, e que depois as imagens, muitas vezes, são vendidas a 10 mil ou a 20 mil euros, para revistas internacionais, especializadas na matéria".
Avelino Silva salienta que as águas do Porto Santo "são das mais transparentes do mundo e, de facto, há uma vida marinha gigante na Madeira".
Em outubro, é Cuba que recebe a prova mundial de fotografia e vídeo subaquáticos.